segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"insight" sobre as redes de relacionamento, territórios culturais suscetíveis a volatilização.


A necessidade de comunicar-se do ser humano parece insaciável e tendo em vista a Grande rede (WAN - Wide Area Network), uma ferramenta que propicia grande velocidade de transferências de fluxos, a troca de informações torna-se cada vez mais intensa.
Tratando-se de Brasil, os usuários das novas ferramentas de comunicação crescem com os avanço da economia nacional, e as redes sociais são reflexos da sociedade em que vivemos, com seus preconceitos e diferenças de classes. Os grupos dessas redes na sua maioria classifico como restritos-móveis, pois co-existem sob possibilidades de movimentação entre grupos, possuindo intercessões no interior e com o exterior destes, mesmo que sejam mínimas e em grupos de interesses como comunidades e afins, de forma que em sua maioria reconstroem as relações do cotidiano.
Sendo assim podemos perceber que como Pierre Levy afirma "o virtual não se opõe ao real" e desta maneira temos os produtos da sociedade reintegrados no "paralelo" virtual.
Tece-se então as teias relacionais permitindo assim avanços e recuos territoriais, formatando a teia que pode ser entrelaçada por seus "nós" (nós = computadores que possibilitam acesso a rede), sob minha perspectiva torna-se volátil assumindo características e ligações diversas em questão de instantes, para muitos assumindo o papel de desterritorialização, porem compreendendo muito pouco ainda sobre este, penso que talvez tal conceito não supra as necessidades da multiplicidade que interpõe os objetos em questão.
Por fim neste "post" deixo o que seria um apontamento e não uma crítica de um conceito que ainda pouco conheço, mas atenho-me a expandir este e não suprimí-lo como se bastasse a si diante de tantas transformações que impomos e desenvolvemos sobre o que é virtual e suas concepções espaciais. Entendo que muitas críticas surgirão sobre tais apontamentos e peço que estes venham acompanhados de complementação, do forma a contribuir para o esclarecimento e desenvolvimento de estudos sobre estes assunto.

Grande abraço a todos e sejam bem vindos a minha jornada.


2 comentários:

Juliano disse...

Boa caraa..
Bom tema!!!
Show de bola o site,
sucesso rapa!!!
abraçãoo

Karina Araújo disse...

Você tem TODO o meu apoio e admiração! Te amo!!